Nem só de trabalho e aventura vive um Nômade Digital. Fique atento a esses cuidados!

A vida de Nômade Digital é uma rotina muito atraente para quem sonha em ser cidadão do mundo, principalmente quando dominamos as carreiras digitais que podemos conduzir enquanto trocamos de cidade e até de continente.

O resultado normalmente é uma vida com muitas atividades culturais, horas de trabalho em horários alternativos, muitas vezes à noite, projetos onde a flexibilidade de horário é quase uma condição.

Alguns cuidados podem passar ao largo de tantas experiências e é preciso cuidar deles para que a vida no mundo não reserve surpresas desagradáveis, no presente e no futuro.

Nômade Digital: estabeleça rotinas

Até para a mais emocionante das aventuras, ter rotinas ajuda muito mais do que atrapalha, principalmente com o trabalho.

Estabeleça horários e dias certos de trabalho, de preferência alinhados com os dos seus clientes – ou a maioria deles, se forem de vários países. É importante estar disponível para eles, por telefone ou pela internet.

Do outro lado, estão empresas que esperam resultados, então a melhor forma de entrega-los sem susto é planejar. Quando criamos um cronograma factível, mais fácil fica para aproveitarmos as maravilhas culturais do lugar onde estamos.

Nômade Digital: cuidado com os rastros, físicos e virtuais

Independente de onde estivermos, sempre existem as boas e más pessoas, especialmente quando percebem quem não é nativo e não conhece tão bem como as coisas funcionam.

É fundamental cuidar da segurança – morar em localidade mais segura, não ter horários fixos de saída, fazer amizades com o comércio local para conhecer detalhes da segurança da região e, claro, proteger o imóvel e ter seguro para os seus equipamentos. Tudo isto custa mais, por isso é importante orçar com realismo quando decidimos ira para a vida de Nômade.

Também existe o rastro virtual. Estamos expostos a diferentes níveis de qualidade e segurança nas redes de cada lugar.

O ideal é termos um antivirus de primeira linha que proteja contra todas as ameaças virtuais, incluindo os ransomware, que capturam dados para pedir resgate. E contratar um armazenamento em nuvem para proteger todos os seus dados – especialmente as fotos, afinal essas vão custar caro para ter novamente.

Nômade Digital: mantenha vivo os relacionamentos

Em uma vida de Nômade Digital, muitas pessoas desconfiam da seriedade da sua decisão, acham que é um turismo de longa duração ou um ano sabático.

Mas não é, e precisamos cultivar os relacionamentos que deixamos longe para mostrar que é um estilo de vida com responsabilidades, muito trabalho e a qualidade de vida que você deseja.

Na medida do possível, mantenha contato e visite as pessoas mais queridas. As formas de manter relações ainda são tradicionais mesmo em tempos digitais. É uma forma de nos sentirmos mais seguros e felizes e deixa-las também.

Nômade Digital: deixe as portas abertas

A decisão pela vida de Nômade Digital não deve ser baseada em experiências pessoais e profissionais ruins. É importante não bater a porta na saída.

Especialmente nos negócios, quando você pode, futuramente, ter a oportunidade de fazer um trabalho com uma empresa e precisar da recomendação de um dos seus empregos anteriores.

Você também pode estabelecer um contrato com um ex-empregador para trabalhar remotamente. As possibilidades são muitas e com as portas abertas, tudo fica mais fácil.

Nômade Digital: cuidar da saúde e do bem estar é fundamental

São tantas viagens, lugares e climas diferentes, temperos únicos e muito trabalho. Podemos cair na mesma armadilha do descuido que tínhamos na vida estressante antes do Nomadismo. Ou nos cuidarmos menos, pelo relaxamento natural da satisfação.

Alguns cuidados não devem ser negligenciados para que o corpo esteja sempre bem:

Cuidado com a alimentação:

Estamos sujeitos a alimentos e temperos que não conhecemos e nem sempre o organismo reage bem. O ideal é ter alguns momentos para se aventurar nas gastronomia local e praticar a comida básica possível no dia a dia.

Cuidados com a aparência:

Em uma rotina agitada, mudando de cidade e clima algumas vezes, alguns problemas podem surgir, como alergias, dores localizadas e estrias. É importante buscar informação rápido para solucionar. Este site mostra como remover estrias e evitar que a autoestima fique abalada.

Rotina de exercícios:

Uma caminhada diária na praça próxima ou uma academia. O importante é exercitar o corpo, deixa-lo em atividade para que doenças oportunistas não surjam – problemas de coluna e articulações, obesidade, complicações intestinais.

Espero que este artigo tenha ajudado você a ver que existem cuidados importantes além dos mais visíveis no dia a dia de um Nômade Digital.

Boa aventura!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *