O que é triathlon e como começou ?

Quem acompanha esportes e principalmente as olimpíadas já ouviu falar no Triathlon, uma modalidade esportiva que reúne três categorias em apenas uma prova, corrida, bike e natação. Os atletas dessa modalidade precisam estar preparados para as três categorias para conseguir ter uma boa classificação.

Mas você sabe de onde surgiu esse esporte e como ele ficou famoso? Pois hoje vamos contar um pouco da história dele, como começou e outras curiosidades. Continue lendo!

 

Como surgiu

 

Na verdade o triathlon surgiu de uma competição um pouco egoísta, já que o objetivo da prova ela ver qual das três categorias de atletas tinha um melhor condicionamento físico. Dessa maneira os competidores não eram especialistas em todas as categorias que integram a prova de triathlon, mas nadadores, ciclistas ou corredores que estão se desafiando no campo de atuação uns dos outros.

Até por causa disso que as primeiras provas não são parecidas com o esporte hoje em dia. A primeira competição oficial aconteceu em 1978, no Havaí chamada de Ironman Triathlon.

Anos mais tarde essa competição passou a integrar os jogos olímpicos de Sydney, no ano de 200. Mas passou por algumas modificações para que se encaixasse como modalidade olímpica.

 

Mas o que é o Triathlon afinal

 

Pode-se classificar como triathlon a competição que envolve três categorias esportivas, a natação, corrida de rua e ciclismo. A natação pode acontecer em piscinas olímpicas ou em lagos, tudo depende da distância e do tipo de triathlon que será feito.

Nessa prova um mesmo atleta participa das três etapas, sendo que a distância de cada uma leva em consideração o esforço físico que aquele esporte exige dos atletas, por isso a distância da natação é sempre a menor e a da prova de ciclismo é a mais longa.

 

Tipos de Triathlon

 

Existem também tipos diferentes que são classificados exatamente de acordo com a distância de cada uma das provas individualmente. E cada atleta pode se especializar em um ou mais tipos do esporte para competir. No geral, eles seguem uma ordem e vão aumentando aos poucos para subir de categoria e competir nos tipos mais altas.

O esporte é dividido da seguinte maneira:

  • Sprint: O mais básico, onde são percorridos 750 metros nadando, 20 km de bike e 5 km de corrida.
  • Triathlon olímpico: Como o próprio nome diz, é o disputado nas olimpíadas, onde são 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 20 km de corrida.
  • Meio ironman: 1,9 km de natação, 90 km de bike e 21 kim de corrida
  • Ironman : 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida de rua.
  • Ultraman: A categoria mais pesada e por isso é feita em três dias de prova sendo 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida de ruas

 

Como começar

Se você quer começar a praticar Triathlon precisa procurar um profissional para te acompanhar, já que esse é um exercício que exige muito condicionamento físico dos atletas. Além disso, é preciso começar aos poucos e só depois aumentar a intensidade da prática.

Mas é um esporte liberado a todos que queiram, o mais importante é ter um acompanhamento correto e respeitar os seu limites.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *