Qual a importância do ENEM?

O fim do Ensino Médio é uma época de transformação, de amadurecendo e de muitas mudanças para os jovens. A saída da escola implica, culturalmente, na necessidade do aluno ingressar em uma faculdade, para, então, conseguir um bom emprego e garantir estabilidade financeira.

O Ensino Superior propõe um conhecimento especializado através de um curso, que busca a capacitação do aluno para habilidades e demandas necessárias para exercer a profissão desejada. Dessa forma, é um dos maiores diferenciais no mercado de trabalho, tanto para o crescimento profissional, quanto para o pessoal.

O diploma, além de aprimorar as atividades do profissional, qualifica o currículo do indivíduo,  por ser uma exigência em cursos de pós-graduação. Para alguns setores, como o de serviços públicos, o diploma é fundamental, sendo um dos principais requisitos para exercer tal responsabilidade.

Conheça o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (conhecido como ENEM), foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Em 2009, passou a ser uma grande ponte para as faculdades, pois lhe foi concedido a função de selecionar estudantes de todo o país para instituições federais de Ensino Superior.

Além disso, seleciona alunos para programas que facilitam  o ingresso em universidades públicas e, viabilizando o financiamento da faculdade, ajudam aqueles que carecem de apoio financeiro para arcar com as mensalidades. Conheça os programas:

Sisu

O Sisu que permite o estudante usar a sua nota do Enem para concorrer com outras pessoas do curso desejado em universidades participantes de todo o Brasil.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) que oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda ingressarem em uma faculdade.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), funciona como um empréstimo do governo para o aluno que quer estudar, mas não pode arcar com toda a mensalidade da universidade.

Sobre as provas

Anteriormente, de 2009 a 2016, o exame era aplicado em um único final de semana (aos sábados e domingos). No ano passado, em 2017, os dias de aplicação do ENEM passaram a ser em em dois domingos consecutivos. Neste ano, aconteceu nos dias 4 e 11 de Novembro.

No primeiro domingo, 4 de novembro, o candidato teve cinco horas e meia para realizar as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa. No domingo seguinte, o candidato fez as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (também no tempo de cinco horas).

Pautado nos conhecimentos e habilidades do aluno, o teste se diferencia através da mesclagem e equilíbrio das perguntas de variados temas e conteúdos de disciplinas estudadas no ensino médio. O objetivo é avaliar o raciocínio, interpretação e domínio de todo o conteúdo ministrado no ensino médio ao estudante.

Gabarito 2018

O resultado do ENEM 218 é divulgado no portal do próprio Exame Nacional de Ensino Médio. Os cadernos de provas e o gabarito oficial são compartilhados em até três dias úteis da realização da prova; e, então, o candidato pode conferir como foi o seu desempenho. Através do aplicativo do exame ou em páginas exclusivas com o conteúdo sobre o ENEM, o estudante também consegue verificar o gabarito.

É necessário ter em mente que a nota final do teste não equivale ao número de acertos e, sim, de acordo com as definições de correção que são dadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que determina a pontuação de cada questão, conforme o grau de dificuldade de cada uma para ser solucionada.

Dessa maneira, o ENEM possibilita a mensuração de desempenho dos estudantes e consegue avaliar o desempenho e a qualidade da escolaridade básica no país. Por fim, o resultado final será divulgado em breve, posteriormente ao gabarito, e, com ele, finalmente o aluno pode participar de processos seletivos à Educação Superior ou Financiamento Estudantil. Fiquem ligados para se atualizarem, pois as datas finais ainda serão divulgadas!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *