Recursos práticos de pesquisa de mercado para empreendedores

A maioria das organizações se beneficiará até mesmo das pesquisas de mercado mais elementares. Se não fornecer novas informações, confirmará o que é conhecido.

Quando você está iniciando sua empresa, precisa ter um profundo conhecimento de seus clientes. Na verdade, conhecer seus clientes por dentro e por fora é provavelmente a chave mais importante para o sucesso.

Seus clientes são pessoas que precisam desesperadamente de seu produto ou serviço.

Você precisa saber quem eles são, por que eles querem a sua solução, o que eles gostam e não gostam, e até mesmo o que eles tinham no café da manhã. Conhecer tudo isso ajudará você a encontrar mais clientes e a construir um produto melhor que seus clientes pedirão para comprar e contar a seus amigos e colegas.

É aqui que entra a pesquisa de mercado.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é o processo de obter informações sobre seu mercado-alvo – uma maneira sofisticada de dizer conhecer seus clientes. Idealmente, você encontra informações específicas sobre seu mercado-alvo e os principais fatores que influenciam suas decisões de compra.

Ao começar, você precisará determinar qual forma de pesquisa de mercado funcionará melhor para você. Tome essa decisão com base no valor que você receberá, em relação ao tempo e esforço que você precisa investir para encontrar as informações de que precisa.

A pesquisa de mercado é muitas vezes confundida com um processo elaborado conduzido por consultores de fantasia que leva uma quantidade enorme de tempo e dinheiro. Isso certamente não é verdade.

Você pode, e deve, fazer a maior parte de sua própria pesquisa de mercado e nem precisa ser tão difícil.

Depois de explicar os tipos de pesquisa de mercado, eu lhe darei todos os recursos que você precisa para fazer sua própria pesquisa de mercado.

Tipos de pesquisa de mercado?

1. Pesquisa primária de mercado

Pesquisa de mercado primária é a pesquisa que você conduz, em vez de informações que você já encontrou publicadas.

Pesquisa de mercado primária é a informação que você coleta conversando diretamente com seus clientes em potencial.

Aqui estão algumas maneiras de reunir pesquisa de mercado primário:

  • Mantenha os grupos de foco: reúna um pequeno grupo de pessoas para uma discussão com um líder designado.
  • Enviar pesquisas de clientes: distribuir essas informações tanto para clientes existentes quanto para clientes em potencial. Enviar uma pesquisa por meio de sites como o SurveyMonkey é uma ótima maneira de coletar esse tipo de informação de clientes atuais ou potenciais da sua empresa.
  • Avalie sua concorrência: observe suas soluções, tecnologias e o nicho que ocupam.
  • Entrevistas individuais: encontre clientes em potencial e converse com eles sobre seus problemas e suas soluções para esses problemas. O ideal é conduzir essas entrevistas no local de trabalho do seu cliente, ou onde quer que estejam quando considerarem a possibilidade de comprar sua solução.

2. Pesquisa secundária de mercado

A pesquisa de mercado também pode vir de fontes secundárias. Esta é uma informação que outros adquiriram e já publicou e que você pode achar relevante.

O acesso a esses dados de pesquisa de mercado secundário pode ser seu para a solicitação e lhe custará apenas um e-mail, carta ou telefonema. Muito disso é totalmente gratuito e facilmente disponível online.

Aqui estão algumas maneiras de reunir pesquisa de mercado secundário:

  • Associações comerciais: associações comerciais são organizações que atendem indústrias específicas. Há quase certamente um para o seu setor. Depois de encontrá-lo, entre em contato e peça informações sobre o setor e os mercados do setor.
  • Informação do governo: o governo tem um tesouro de informações para percorrer. Os dados são todos gratuitos, mas podem demorar um pouco para serem encontrados.
  • Sites de pesquisa de terceiros: para obter preços razoáveis, existem empresas de pesquisa de mercado que lhe venderão relatórios pré-escritos do setor que fornecem informações sobre as indústrias e seus mercados-alvo.

Onde encontrar informações

Aqui estão os nossos recursos favoritos para fazer pesquisa de mercado:

  • SurveyMonkey: se você precisar pesquisar um grupo para fins comerciais, é gratuito e confiável. Basta criar a pesquisa e enviá-la ao seu público.
  • Google Consumer Surveys: você não precisa ter uma lista de contatos para enviar uma pesquisa neste site. Você pode segmentar usuários de toda a Web e receber feedback instantâneo sobre sua ideia de negócio.
  • TypeForm: se você precisa de um formulário simples ou de um levantamento, ele faz isso lindamente. É especialmente bom no celular.
  • Associações comerciais e industriais: muitas indústrias possuem uma associação comercial ativa que serve como uma fonte vital de informações específicas do setor. Essas associações publicam regularmente diretórios para seus membros, e os melhores publicam informações estatísticas que acompanham vendas, lucros, índices, tendências econômicas e outros dados valiosos do setor.
  • Lista da Wikipédia de grupos comerciais: esta é uma lista bastante abrangente para iniciar sua pesquisa.

Tendências de mercado

Google Trends: use o Google Trends para descobrir o que as pessoas estão pesquisando e como o volume de pesquisas em tópicos importantes está mudando com o tempo.

Quais ferramentas você achou mais úteis ao conduzir pesquisas de mercado?

 

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