Ta de carro novo? Confira a documentação veja a documentação necessária

Muitas pessoas sonham com o momento em que poderão comprar um carro novo. Mas toda compra de um bem, requer algum gasto com documentação e taxas.

Se você comprou um carro novo, saiba que existem algumas documentações que precisam ser pagas, para circular de forma legal com o automóvel. Caso tenha comprado o carro em uma concessionária, você mesmo pode fazer o serviço de retirar e pagar esses documentos, mas também pode pagar algum despachante para fazer isso.

Confira agora algumas documentações que você precisará pagar e portar para andar tranquilamente com o veículo.

DPVAT

Logo de início, você precisa pagar o seguro DPVAT, que é uma espécie de seguro obrigatório responsável por cobrir danos pessoais, isto é, quando uma pessoa é atropelada por um veículo. No entanto, o seguro só paga para aquelas vítimas que se acidentaram em território brasileiro.

O pagamento do seguro DPVAT pode ser feito de modo parcelado e precisam ser pagas na data de vencimento das parcelas do IPVA. Você também pode optar por pagar o valor total, à vista. Existem situações em que o carro fica isento do pagamento do IPVA. Sendo assim, o pagamento do seguro precisa ser pago junto com o emplacamento do carro ou do licenciamento SP 2019.

IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos) é um tipo de imposto que deve ser pago a cada ano, por todos aqueles que possuem algum tipo de veículo terrestre. Quem divulga a tabela com o valor que deverá ser pago por cada veículo é a Secretaria da Fazenda.

O IPVA pode ser pago em diferentes formas conforme as regras estabelecidas pelo estado. Mas no geral, o IPVA pode ser pago à vista com desconto, à vista sem desconto e no modo parcelado.

O pagamento desse imposto é muito importante, para que você possa fazer o licenciamento do seu veículo, além disso, o atraso gera multas que podem mudar de acordo com os estados.

Para pagar o IPVA você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e fazer a impressão do boleto, ou se dirigir até uma unidade de atendimento do mesmo órgão para realizar a impressão e o pagamento.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento conhecido popularmente como licenciamento. Esse documento dá direito ao motorista trafegar com o automóvel pelas ruas, de forma legal.

Para poder ter em mãos esse documento é preciso realizar primeiro o pagamento de algumas taxas e impostos como, por exemplo, o IPVA e o seguro DPVAT.

O CRLV deve ser pago nos bancos que tenham convênios com o DETRAN, por meio dos boletos emitidos. Depois que você pagar todas as taxas, o documento será enviado para sua casa.

Dirigir sem portar este documento gera multas, além de ter os documentos do carro apreendidos.

CRV

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é um documento emitido pelo DETRAN, que confirma a propriedade do automóvel. Além disso, ele possui informações importantes sobre o veículo como a cor, o modelo, o ano de fabricação, chassi, placa, combustível e outros.

Este documento é emitido no decorrer do emplacamento do carro ou quando alguma alteração é feita no carro. O CRV diferente do CRLV, precisa ficar guardado em um local seguro.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *