Vai comprar um carro? Veja o que observar

A compra de um veículo é um sonho que muitas pessoas realizam, mas para que esse sonho não se torne pesadelo depois, é preciso ficar atento a algumas questões importantes.

Para que você não tenha surpresas indesejadas, é fundamental observar a situação do veículo quanto a aparência externa, documentação e a parte da mecânica. Pensando nisso, daremos algumas dicas neste artigo para você que vai comprar um carro.    

Solicite um laudo cautelar do carro

Muitas pessoas têm conhecimento de que o laudo de titularidade do automóvel é preciso no ato da venda. É muito importante que antes de comprar o carro, você solicite o laudo cautelar, responsável por mostrar a real situação do veículo.

Com isso, você fica sabendo todo histórico desse carro, incluindo informações essenciais sobre a documentação, placa e mecânica. Caso o vendedor se negue a fornecer esse laudo, então não feche o negócio para a sua segurança. 

Verifique se existem pendências

Antes de comprar um carro é muito importante também que você verifique se a documentação está em dia, por meio de uma consulta.

No site do Detran, você pode consultar IPVA 2019 SP. A verificação é necessária para evitar que você tenha surpresas desagradáveis depois que adquirir o veículo. A consulta pode ser feita por meio do número da placa ou do Renavam.

Consultar o IPVA 2019 SP é fundamental antes de finalizar a compra. Além deste, você também deve consultar outros documentos importantes como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Observe a parte externa do carro

Observar a parte externa do carro é fundamental. Verifique a quina do capô e se a lataria do veículo estar amassada, isso pode indicar que o carro já sofreu alguma batida.

Analise a pintura do carro, e caso encontre algumas bolhinhas, é bem provável que esteja com ferrugem. Se encontrar vestígios de que o carro foi pintado a pouco tempo, isso também pode apontar uma possível batida.

Verifique a situação do amortecedor, chacoalhando o veículo. Se ele balançar muitas vezes é possível que o amortecedor não esteja em boas condições.

Observe os detalhes do automóvel

Você também precisa ficar atento aos detalhes. Por exemplo, os pneus desgastados podem apontar problemas no alinhamento, suspensão e balanceamento nas rodas do carro.

Para saber se o carro não teve alguns furos preenchidos com massa plástica, enrole um imã numa flanela e passe por toda a lataria do carro.

Observe também o carro por dentro. Veja a situação do ar condicionado, dos vidros e das travas elétricas. E não se esqueça de analisar a condição dos pedais, do aro do volante e do estofamento. Se estiverem muito desgastados, você vai precisar ter um custo extra mais à frente.

Verifique o motor e câmbio do veículo

Não basta só ver o motor, é preciso saber a verdadeira condição dele. Por isso, ao tentar comprar um carro leve com você um mecânico de sua confiança para ver se o carro precisa de uma retífica.

Não se esqueça de analisar também a refrigeração do motor. Você não pode encontrar sinais de ferrugens ou elemento oleoso no depósito da água. Verifique o estado do filtro de ar e com respeito ao câmbio, mexa na alavanca e observe se existe folga.

A presença de um mecânico de sua confiança é muito importante nesse processo, pois, caso exista alguns problemas nesta área, o concerto mais adiante custará muito caro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *