Vamos falar de informações e dicas para trabalhar em casa e obter sucesso!

Trabalhar em casa (o famoso home office) é um sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Sem dúvidas, com a vida corrida para ir e voltar do trabalho todos os dias, ambientes pouco saudáveis nas empresas pelo excesso de competitividade e um mercado de trabalho cada vez menor para o emprego formal, e tudo isto repercutindo na qualidade de vida, é interessante buscar uma nova forma de trabalhar, ganhar dinheiro e viver melhor.

E com a chegada e crescimento do mercado digital, o e-commerce, as possibilidades de ganho em home office aumentaram bastante. Muitos produtos podem ser negociados no conforto de casa e podemos levar eles a um número muito maior de potenciais clientes.

Ou seja, o mundo do home office nunca foi tão abrangente:  de produtos físicos, produtos digitais, atendimento pessoal ou remoto.

Você está entre estas pessoas que desejam a independência profissional e empreender? Vamos falar de informações e dicas para trabalhar em casa e obter sucesso!

Pra começar: você está preparado para trabalhar em casa?

Ao mesmo tempo que pode ser muito prazeroso, o home office exige muito de nós. É exercer uma atividade para ganhar dinheiro onde nos acostumamos a relaxar. Alguns pontos são cruciais para o sucesso de performar trabalhando em casa. Passando por eles, as chances de sucesso são muito maiores.

1. O Home Office é o seu expediente.

É importante criar uma rotina de expediente para trabalhar em casa. Devemos lembrar que os ganhos desta forma de trabalhar estão muito além de trabalhar relaxado.

É fundamental ter um horário fixo e manter o ritual que existia antes – café, vestir-se, chegar, um horário dedicado de almoço, fechar as gavetas e ir embora. Sobre o vestuário, não é necessário vestir-se como no emprego formal, mas no estilo para sair é confortável e evita o clima de relaxamento que pode prejudicar o foco e a performance.

2. Horário alternativo, sim. Flexível, não.

As pessoas tendem a confundir a flexibilidade que o home office permite, que tem a ver com escolher o horário que potencializa a sua performance – com a falta de um horário fixo.

Você pode definir que vai trabalhar sempre à tarde, por exemplo. Porém, este horário deve atender a necessidade do negócio e as expectativas dos clientes – no mundo lá fora existem as expectativas de disponibilidade e tempo de atendimento que não podemos controlar.

Se você vai trabalhar por prazos – comum no mercado digital, por exemplo – pode escolher trabalhar à noite se a sua performance é melhor. Mas lembre-se que os clientes trabalham, na grande maioria, de dia e contam com a sua disponibilidade.

3. Trabalhar em casa, mas não doméstico.

Claro que você pode resolver pequenos problemas domésticos estando em home office. É uma das vantagens deste modelo de trabalho. Mas não pode prejudicar a sua performance, afinal é o seu trabalho, como era quando você estava a quilômetros de casa.

Defina um espaço exclusivo para o trabalho e que não haja interferências de sons ou pessoas. Você vai atender clientes por telefone ou Skype, o clima em torno de você pode dizer muito sobre a sua disciplina e foco para atender.

Sim, pode ser. Mas estagnar o crescimento é uma estratégia perigosa e até mortal para um negócio. O crescimento é inerente a empreender e quanto mais o negócio prospera, melhor preparada você estará para uma queda de vendas e imprevistos pessoais.

Boas opções de trabalho em casa

A lista felizmente sempre será grande, mas aqui estão dicas para mulheres que já possuem experiência corporativa e podem usa-la no home office ou que querem romper com esta história e investir em novas habilidades.

1. Estética

Não exige grandes espaços, apenas os equipamentos conforme os tipos de serviços que você vai oferecer. É um segmento em franca ascensão, movido pelo cuidado maior das pessoas – mulheres e homens – com a saúde e a aparência.

Importante o cuidado com a qualidade dos produtos, o registro de licenças específicas e se há alguma restrição condominial ou urbana.

 2. Hospedagem de Animais 

Os animais estão cada dia mais presentes na vida das pessoas, e a necessidade de um lugar de hospedagem no caso de viagens ou longas ausências torna-se maior.

Este negócio exige grandes espaços, conforme o porte de animais que deseja trabalhar, locais de quartos para eles e uma estrutura de alimentação, segurança e cuidados. Além da hospedagem, você pode oferecer alguns serviços de pet shop (banho, tosa)

Mas uma dica: é essencial gostar muito de animais, de interagir e cuidar. Não é algo que apenas a vontade pode resolver. Bem administrado, é uma excelente oportunidade.

3. Aulas Particulares

Os pais investem cada vez mais na qualificação acadêmica dos filhos e sabem da importância de que eles estejam preparados em cada idade para os desafios da vida – ter fluência em Inglês para um intercâmbio, aprofundar conhecimentos para concursos públicos.

É um campo vasto de opções e um tíquete (valor médio de venda) alto e variável. Uma atenção especial é com a qualificação de quem vai ministrar as aulas – e um currículo é fundamental.

4. Traduções

O mundo está cada dia mais globalizado, porém a fluência das pessoas com um ou mais idiomas não acompanha este ritmo. E sabemos que o nível de pessoas fluentes em Inglês no Brasil é muito baixo.

A necessidade de traduções de documentos empresarias e pessoais aumenta muito, principalmente nas relações internacionais do comércio digital. Ter fluência em mais de um idioma – ou parcerias – é um grande diferencial. Um negócio de baixíssimo custo e ótimo retorno.

5. Consultorias

Você pode oferecer consultoria especializada para resolver problemas pontuais de pequenas e médias empresas, que tem estruturas muito enxutas, pouca qualificação de gestão ou não podem assumir uma estrutura dedicada para o assunto.

Por exemplo, uma Consultoria Tributária para a empresa se organizar com as obrigações fiscais ou uma Consultoria de Marketing Digital para que ela possa vender no mercado digital com estratégias eficientes.

Importante: você vai trabalhar por projetos, com datas (claro, sempre agressivas) de entrega, é preciso ter muita organização e uma boa ferramenta de controle de Projetos.

6. Manutenções e Customizações

Esta é uma oportunidade tipicamente nascida da crise; As pessoas investem cada vez mais em reparar objetos (eletrônicos, eletrodomésticos) e customizar (vestuário, mobiliário) invés de adquirir.

O espaço necessário varia conforme os objetos, mas é uma atividade em home office muito interessante. Vai exigir uma qualificação específica relevante para atender com mais agilidade e qualidade.

7. Mundo Digital

Este é o mundo sob todos os aspectos.

Não só porque oferece possibilidades quase infinitas, que vão surgindo à medida que especialistas estudam novas formas de trabalhar, mas também vai encontrar nos outros empreendimentos em home office um mercado potencial grande para ser seus clientes, ajudando-os a ganhar visibilidade no mercado digital, mais clientes e mais vendas.

Abaixo apenas alguns exemplos de serviços:

  • Gestão de mídias sociais
  • Design gráfico
  • Produção e edição de vídeos
  • Criação de sites e blogs
  • Criação de conteúdo
  • Consultoria de Marketing Digital

Você pode começar com um serviço e ir agregando, de forma a ganhar espaço e autoridade, ou pode criar um pacote inicial – o que vai ter aproximar ainda mais de ser uma Agência Digital – e ganhar mais visibilidade ainda no mercado.

E o melhor do mercado digital: você pode tornar-se o especialista de Marketing Digital que vai orientar e implementar as estratégias que farão os negócios das suas amigas empreendedoras conquistarem mais clientes e mais vendas!

Quer conhecer mais sobre o Marketing Digital? Neste site você tem muito conteúdo de qualidade.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *