veja como evitar torcicolo ao dormir

O torcicolo não é algo grave, mas pode ser muito incômodo quando aparece, principalmente para desempenhar atividades do dia a dia. Quando ele acontece, uma simples virada de pescoço pode ser doloroso.

Quando ele acontece o ideal é imobilizar o pescoço para que você evite de lesionar ainda mais o seu pescoço.

Mas é possível seguir alguns passos para que você evite que essa contração involuntária do músculo aconteça. E seguindo elas você diminui as chances do aparecimento de um torcicolo enquanto dorme, que é a hora mais comum.

Continue lendo e confira.

 

Como surge

O torcicolo surge quase que do nada, pois um dia você acredita que está bem e no outro ao acordar sente dores por todo o pescoço.

Mas a verdade é que o surgimento é gradativo, por meio de ações que praticamos todos os dias e que contribuem para que ocorra a contração do músculo do pescoço de maneira que voltar ao normal causa muita dor.

Algumas pessoas podem ficar dias com torcicolo, enquanto outras ficam por períodos menores, tudo depende do nível do problema.

Existem torcicolos mais leves, que provocam dores leves e moderadas ao mexer o pescoço. Mas também existem dores mais fortes e casos onde não é possível mexer nada do músculo e o ato de tentar fazer isso já é muito doloroso.

 

Como prevenir o torcicolo

Muitas das vezes que o torcicolo surge é durante a noite, então as pessoas acreditam que a causa é algo feito enquanto se dorme. Mas a verdade é que ele surge devido a atos repetitivos que fazemos e acabam contribuindo para que o músculo fique contraído.

Algumas coisas que você deve evitar para prevenir que aconteça o torcicolo ao dormir são:

  • Não assista TV deitado, pois você precisa fazer esforço para vê-la mais alto e aos poucos vai contraindo os músculos.
  • Tenha travesseiros confortáveis: Você precisa dormir confortavelmente, então seus travesseiros precisam ser confortáveis para sua cabeça e pescoço.
  • Evite deixar o telefone seguro pelo o ombro. Use as mãos para segurar o aparelho e assim não forçar o músculo.
  • Deite em uma posição confortável para todo o corpo e que não coloque peso sobre seu pescoço.

Como tratar o torcicolo

A boa notícia sobre o torcicolo é que ele não é uma lesão grave e dependendo do nível que você tem passa em algumas horas ou no máximo um dia. Mas é claro que existem casos onde ele pode durar dias e até semanas.

Quando o torcicolo é leve você pode tratá-lo com analgésicos e anestésicos locais. Passar gelo e pomadas também ajuda para que o músculo relaxe e volte para o lugar.

Já os casos mais graves e com dores intensas é necessário procurar um médico em primeiro momento para que ele avalie a sua situação e passe um medicamento para as dores.

Mas também é necessário o atendimento com um fisioterapeuta para que você faça exercícios específicos para acabar com o problema e também para evitar o surgimento novamente.

Além disso, não forçar o pescoço é importante, pois quanto mais forçar, mais pode prejudicar e aumentar a lesão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *