Veja essas 4 dicas de como trabalhar em casa!

Ter um espaço criado especialmente para trabalhar em um ambiente familiar, nenhum deslocamento para a empresa, flexibilidade de horários e mais tempo para a vida pessoal.

Essas são as principais características de empreender trabalhando em casa, o sonho de milhões de brasileiros.

O dia a dia estressante no trânsito, a pressão no ambiente de trabalho e o pouco tempo para a família e os amigos levam muita gente a planejar uma atividade em que possa aliar qualidade de vida e satisfação pessoal no home office.

Mas se por um lado, trabalhar em casa tem inúmeras e ótimas vantagens, também impõe algumas armadilhas que podem minar o seu desempenho. Algumas medidas simples podem evitar decepções e riscos – principalmente na imagem perante os clientes.

Veja essas 4 dicas de como trabalhar em casa e aproveite ao máximo esta grande oportunidade.

Trabalhar em casa 1 – tenha um espaço exclusivo!

Trabalhar em casa não significa trabalhar na casa ou na mesa de jantar. Nada pode ser mais improdutivo do que trabalhar onde der ou quiser.

É importante ter um espaço exclusivo, bem posicionado na casa (leia-se isolado) e com iluminação adequada para muitas horas de trabalho.

Desta forma você pode sentir-se trabalhando e transmitir uma imagem profissional para todas a pessoas – as que convivem com você e os clientes e parceiros profissionais.

Trabalhar em casa 2 – o horário de trabalho pode ser alternativo, mas fixo!

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é poder fazer o horário que você produz melhor – se mais pela manhã ou à noite.

Porém, é comum as pessoas não terem um horário fixo, trabalha cada dia conforme a agenda pessoal, o que é extremamente nocivo aos negócios.

Os clientes esperam que você tenha um horário, mesmo que seja alternativo. Trabalhos por projetos, por exemplo, não tem o rigor de um expediente clássico. Mas acha-lo no horário que você definiu é muito importante para ele e para a sua imagem.

Se você quer dedicar parte do dia para a vida pessoal, defina os dois mundos, mas ciente de que clientes nos procuram quando precisam e em qualquer hora – e precisam ser tratados com prioridade.

Trabalhar em casa 3 – esteja equipado!

Seu escritório em casa deve ser um escritório. Equipado com o que você realmente precisa para desempenhar suas atividades. Basicamente:

  • Mobiliário adequado
  • Notebook (seja móvel) e multifuncional (seja versátil)
  • Smartphone com aplicativo de mensagens, vídeos e áudios instantâneos.
  • Literaturas de apoio
  • Espaço para um pequeno arquivo (sem exageros)
  • Fone de ouvido (para as reuniões)
  • Utensílios de escritório

Desta forma você não perderá tempo com lojas de serviços de papelaria e terá um rendimento ainda maior.

Trabalhar em casa 4 – invista em programas e segurança!

Dependendo do segmento de trabalho, existe uma lista obrigatória de programas – para designers, por exemplo, o Corel é item básico.

Invista em licenças oficiais e, se possível e necessário, pague para ter todos os recursos e não perder cliente por falta de algum. Outros dois itens são fundamentais para um home office com segurança:

Um antivirus de qualidade:

Que proteja da maioria das ameaças, tenha um firewall e se atualize sempre que o notebook for ligado. Recomendo que a licença seja estendida ao seu smartphone.

Um armazenamento em nuvem:

É mais seguro que dispositivos externos, mas deve estar em sincronização constante com o seu notebook. E você pode compartilhar documentos com os clientes.

Programas de reunião com vídeo

São excelentes para dar o ar de modernidade em reuniões virtuais com os clientes, compartilhando telas.

 

Para começar um negócio próprio você pode ver mais informações em abertura de empresa.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *