Mesmo que não seja o seu forte, você ainda precisa saber os princípios básicos de Contabilidade Online para garantir que seu negócio esteja sendo executado da maneira certa.
A maioria dos proprietários de pequenas empresas não é contador profissional. Mas, quer sua formação seja em desenvolvimento de produto, RH, gestão ou qualquer outra coisa, eles precisam aprender os detalhes básicos da contabilidade.
A boa notícia é que a contabilidade das pequenas empresas é relativamente simples.
Empresas que operam em um único estado e possuem uma estrutura de negócios simples têm três prioridades contábeis: garantir que suas receitas superem as despesas, manter a contabilidade limpa e pagar seus impostos.
Ainda assim, a contabilidade de pequenas empresas pode ser complicada para líderes sem qualquer tipo de experiência financeira. Use essas dicas para ter certeza de que está no caminho certo.
1 – Mantenha contas comerciais e pessoais separadas.
Um dos erros contábeis mais complicados que os líderes de pequenas empresas pode cometer é misturar seus fundos pessoais e comerciais.
Embora muitos empreendedores coloquem seu próprio dinheiro inicial, as receitas e despesas comerciais devem ser mantidas separadas das pessoais.
A melhor solução é começar com uma estrutura sólida. Estabeleça sua empresa como uma entidade legal distinta. Abra uma conta corrente comercial como seu centro financeiro e pague a si mesmo um salário a cada mês.
Pegue um cartão de crédito empresarial para despesas que você não pode ou não quer pagar à vista e abra uma conta poupança empresarial ou fundo de investimento. Rastreie qualquer uso de itens pessoais por motivos comerciais.
2 – Classifique os trabalhadores adequadamente.
Quando chega a hora de formar uma equipe, você tem duas opções: funcionários ou contratados.
Deve ser considerado funcionários como aqueles sobre os quais você tem autoridade comportamental e controle financeiro, bem como um relacionamento de longo prazo.
Contratados, por sua vez, são pessoas que trabalham para sua empresa com base em projetos e mantêm o controle sobre seus próprios cronogramas e decisões de negócios.
3 – Calcule os custos totais de mão de obra antes de contratar.
Se você decidir contratar funcionários, saiba que estará sujeito a mais do que apenas o salário. Pelo menos uma vez por mês, você terá que levantar fundos para os benefícios e impostos sobre os salários.
Esses custos aumentam mais rápido do que muitos proprietários de pequenas empresas imaginam.
De acordo com pesquisas, apenas 43% dos que fazem a folha de pagamento estão confiantes em sua capacidade de pagar seus funcionários em dia. O resto está atrasado em seus livros ou ansioso demais para expandir sua equipe.
Não se coloque na posição de ter que cortar a remuneração após a contratação. Mesmo que você tenha sido generoso com seus salários e benefícios iniciais, seus funcionários se sentirão enganados se você os reduzir.
As pequenas empresas não podem pagar uma alta rotatividade, especialmente entre as primeiras contratações. Por isso, deixar tudo bem claro desde o começo, com os valores combinados por um profissional contábil é fundamental.