A internet trouxe muitos benefícios para o consumidor, ganhando mais tempo e comodidade para realizar as suas compras. É bem mais fácil comprar pela internet e esperar receber em casa, sem precisar se deslocar para um centro comercial, pesquisar o preço em diferentes lojas para decidir se vai comprar ou não determinado produto.
Dessa forma, a internet se tornou uma ferramenta muito importante na jornada de compra do consumidor, trazendo o poder de decisão para que ele possa pesquisar preços, lojas, se informando.
Com isso, a concorrência na internet se torna muito grande, pois é mais fácil para o consumidor acessar, encontrar informações e finalizar a compra, dando mais facilidade também para que o empreendedor possa realizar vendas nesse meio.
Para trabalhar com o e-commerce, é importante ter dedicação pensando em ações de marketing através de Agencia Digital que precisam ser bem diferentes de uma loja física. O objetivo é o mesmo, ou seja, atrair leads para transformar em clientes. Confira algumas dicas para melhorar o seu e-commerce:
1 – Plano de negócio
Mesmo que esteja no começo do seu e-commerce, é muito importante ter um planejamento. Elaborar um plano de negócios vai funcionar como um guia para as ações estratégias, o que proporciona um direcionamento, facilitando o sucesso.
Para o e-commerce é importante saber os objetivos e ações em relação a persona do seu negócio, que produtos se adequam e planejar um calendário de marketing, com divulgação e promoções para esse período.
2 – Valor do produto
É importante saber o valor do seu produto, disponibilizando diferentes fotos que sejam de qualidade, mostrando em ângulos diferentes. Forneça uma descrição completa, com todas as características para que não tenha erro. Se precisar, ainda coloque recomendações de uso.
As vendas online são diferentes, a pessoa quer sanar todas as suas dúvidas antes de comprar um produto. Como não pode tocar e nem ver de perto, precisa que as informações sejam o mais completa preciso.
Isso demanda ter um canal de atendimento aberto e de fácil acesso, como um e-mail ou chat. Ele consegue se comunicar mais facilmente, sem acabar desistindo da compra por não ter as informações que procura.
3 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo funciona muito bem para o e-commerce, trabalhando com diferentes maneiras para captar leads. Na própria descrição dos produtos da loja podem ser utilizadas estratégias de SEO, assim, o Google consegue ranquear a sua loja.
Procure trabalhar as questões de palavra-chave e SEO para melhorar o posicionamento na descrição dos produtos, sendo uma maneira de verificar que palavras estão em maior tendência no momento, vendendo mais.
Além disso, pode trabalhar com dicas através de artigos ou e-books que mostrem uma maneira de utilizar o produto específico ou dando outros tipos de informações. O blog funciona como uma ótima maneira de atrair novos visitantes.
O principal desafio é conseguir transformar os visitantes em leads, demandando de uma boa estratégia de marketing sendo realizada, seja por uma agência de marketing digital ou por um profissional que tenha conhecimentos específicos.