A tecnologia digital inaugurou uma nova geração de empreendedores.
A internet diminuiu a barreira para iniciar um novo negócio, proporcionando um acesso mais amplo a uma base global de consumidores e mais caminhos para o sucesso, catalisando a criação do empreendedor digital.
Como a revolução digital ainda está evoluindo, os empreendedores digitais precisam se reinventar e se adaptar.
Como os aspirantes a empreendedores podem se preparar para o sucesso de longo prazo no mundo digital?
Aqui estão três pontos principais que você deve ter em mente ao embarcar na carreira de empreendedor digital.
1. Esteja pronto para pivotar
O fracasso é um sinal de coragem, ou assim dizem. O fracasso pode ser uma valiosa experiência de aprendizado no Vale do Silício, mas nem todas as culturas têm uma atitude tão positiva em relação aos erros.
E a percepção do fracasso também varia entre os gêneros. De acordo com um estudo recente da Comissão Europeia, as mulheres têm menos probabilidade de abrir uma empresa do que os homens devido ao medo do fracasso.
2. Seja apaixonado pela aprendizagem
Os empreendedores digitais precisam ser aprendizes apaixonados para se manter à frente das tendências e relevantes.
O mundo digital está repleto de informações e interações que são fontes de inspiração e ideias. A aprendizagem contínua permite que um empreendedor descubra novas oportunidades e explore novas estratégias.
Felizmente, a era digital significa que o acesso a novos insights está a apenas alguns cliques de distância.
Juntamente com o tesouro de informações disponíveis na Internet, muitos podcasts oferecem informações e percepções valiosas para empreendedores digitais.
Por exemplo, ‘The Digital Entrepreneur’ compartilha estratégias para construir negócios digitais. Em um episódio, ‘Pare de ter medo e comece a construir seu negócio’, os ouvintes aprenderam como enfrentar a incerteza ao iniciar um novo negócio.
Passe algum tempo explorando os muitos recursos e plataformas disponíveis para inspiração, coragem e ideias.
Por isso, foque em saber mais sobre como se divulgar online e entender quanto custa para anunciar no google ads.
E certifique-se de realizar uma pesquisa completa do mercado e da concorrência antes do lançamento. Felizmente, como um empreendedor digital, tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa.
3. Não há limite de tempo para o sucesso
O perfil típico de um empreendedor digital é um jovem nativo digital – millennials e geração Z – em busca de flexibilidade e pronto para expandir os limites da inovação.
No entanto, isso também está evoluindo. Um estudo recente mostrou que as start-ups de tecnologia de crescimento mais rápido foram fundadas por empreendedores de 45 a 50 anos. E há outra geração emergente de empreendedores digitais – idosos.
Para a geração mais jovem, essas descobertas são tranquilizadoras, indicando uma oportunidade de longo prazo de construir uma carreira no mundo digital e que o sucesso pode ser encontrado tarde e cedo na vida.
Para aqueles que estão entre 30 e 40 anos, esta é a confirmação de que não é tarde demais para se tornar um empresário.