O mercado de imóveis foi bastante afetado por conta da crise econômica e política no Brasil. Muitas pessoas acabaram questionando se o mercado imobiliário iria se manter como uma maneira segura e rentável de fazer o dinheiro crescer. Com diversos apartamentos em São Paulo e nas principais capitais brasileiras, como começar a investir?
1 – Tipos de imóveis para investir
Alguns tipos de imóveis podem ser considerados mais rentáveis do que outros. Quem faz um investimento tem que lembrar que o retorno só vai poder ser sentido em médio e longo prazo e isso deve ser considerado.
Há a opção de investir em imóveis na planta, por isso, para escolher os que estão em fase de lançamento ou ainda em construção, é fundamental conhecer mais sobre a profundidade desse mercado. A localização tem que ser avaliada para saber se vai ter um retorno futuro. Essa é uma opção que costuma ser mais barata e a venda vai acontecer quando já estiver valorizado.
Os imóveis que estão prontos para morar também se fazem importante conhecer mais sobre o tamanho e a localização do imóvel. Ele pode ser usado para revender contando com uma valorização do local ou também como locação, sendo bom para ter uma renda mensal fixa. Assim, é necessário saber se o preço e a planta são ideias para o que pretende.
Muitas pessoas conseguiram fazer bons negócios investindo em terrenos. É uma oportunidade para quem tem uma boa visão de futuro, esperando que a região onde foi investida consiga crescer e ser uma opção de compra. Assim, procurar terrenos que possam ser procurados por investidores ou construtoras para poder vender por um bom preço.
2 – Ganhando dinheiro com imóveis
O investimento em imóveis costuma ser um valor bem alto, por isso, tem que ser um planejamento muito bem feito para que a taxa de retorno seja boa. É importante, caso faça um financiamento para comprar o imóvel, considerar que valor do lucro vai ser usado para realizar o pagamento do empréstimo.
Também deve ser analisado e colocado na ponta do lápis os gastos que serão conduzidos com o imóvel, sejam para compra de mobília, futuras reformas e que caso já tenha sido feitas, também saber o valor dos impostos, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, imposto de Renda, escritura e registro.
3 – Calcule a taxa de retorno
Para saber o quanto vai ser possível ganhar em relação a compra de um imóvel depois de colocar ele para locação, é necessário dividir o valor de todo o investimento realizado, considerando ainda as variáveis que já foram mencionados. O valor tem que ser dividido pelo lucro líquido que vai ser gerado com o aluguel. O cálculo pode ser realizado da mesma forma quando se pensa em vender o imóvel, calculando assim, a sua taxa de retorno e sabendo se foi positiva ou não.
O investimento em mercado imobiliário continua sendo uma das formas mais rentáveis e seguras no mercado. É importante saber planejar e conhecer como anda a demanda das cidades e do mercado.