4 dicas de segurança para proteger seu negócio

Qualquer empresa de pequeno e médio porte está exposta a um incidente relacionado à segurança. Diante dessa ameaça, só há uma resposta de nossa parte: procurar por uma empresa de segurança.

Atualmente, devido à crise de saúde relacionada ao COVID-19, muitas empresas foram forçadas a fechar, optaram pelo teletrabalho ou decidiram abrir em horário reduzido. 

Estas condições, que colocam inúmeros escritórios e instalações num cenário mais vulnerável, têm evidenciado a necessidade de se tomar uma série de medidas para manter seguras as empresas atingidas por esta situação. 

Se você está interessado em aumentar a segurança do seu negócio, estas dicas podem ser muito úteis:

1. Aumente a visibilidade

Se o seu negócio está localizado no nível da rua, você deve evitar que a janela fique cheia de elementos publicitários adesivos que o impedem de ver o que está acontecendo lá fora. 

Também é conveniente ter uma boa iluminação, tanto dentro como fora das instalações, especialmente nas épocas do ano em que fecha à noite.

2. Fortalece os acessos exteriores

Além de reforçar a vigilância das áreas comuns, como saguões de acesso, escadas ou corredores, é necessário instalar medidas de segurança em todos os acessos às instalações:

  • As janelas devem ser preparadas, se possível, com vidros reforçados e pivôs anti-lua.
  • A porta de entrada deve ter caixilhos reforçados e fechaduras anti-roubo. Além disso, é desejável instalar uma trava de segurança com uma treliça que não possa ser cortada ou violada.

Nas janelas e outros elementos de acesso pelo exterior, como claraboias, é conveniente colocar barras anti-alavanca e detectores de movimento que avisam se estão a ser manipulados.

Instalar um detector de perímetro para proteger as áreas externas é uma excelente ideia para evitar roubos quando não estivermos nas instalações. 

Os sistemas de segurança mais avançados são dispositivos sem fio que incorporam uma câmera colorida com um flash embutido que tira uma explosão de imagens quando localiza uma presença não autorizada fora do edifício.

Dentro das instalações, as vitrines e os expositores devem permanecer trancados e reforçar as divisórias, tetos e pisos em seus pontos mais frágeis para evitar botões.

3. Vigilância por vídeo: eficaz e dissuasiva

É fundamental que as pequenas e médias empresas que trabalham com o público instalem um sistema interno de videovigilância para controlar o que acontece dentro das instalações.

Além de possuir um sistema de controle para abertura das portas de entrada das dependências, é conveniente ter câmeras em seu interior. 

Algumas dessas câmeras de videovigilância podem ser visíveis para ter um efeito dissuasor, enquanto outras permanecerão escondidas da vista do público e serão destinadas a registrar e vigiar o que acontece dentro do estabelecimento.

4. A necessidade de alarmes

Uma das medidas de segurança mais utilizadas nas empresas são os alarmes. As pequenas e médias empresas devem ter alarme sonoro conectado a uma central receptora que dê suporte de acordo com um plano de segurança previamente acordado. 

Por outro lado, o alarme deve ter um botão SOS Anti-roubo que permite solicitar ajuda à central receptora a qualquer momento e em qualquer emergência.

Além disso, a prevenção contra roubo será complementada com cartazes que indiquem claramente que as instalações possuem alarme, tanto no exterior como no interior.