Certa vez, você trabalhava em uma concessionária de automóveis urbana movimentada, com muito tráfego de pedestres. Você foi um vendedor de sucesso, mas, honestamente, não precisava se esforçar muito.
Os clientes não eram difíceis de encontrar, e seu lote sempre parecia ter o que as pessoas estavam procurando por carros a venda no rj.
Você não sabia nada sobre o que estava acontecendo “por trás da cortina” com a equipe de gestão da concessionária e apenas se concentrou em conseguir a venda desses carros.
Agora, entretanto? Você se mudou para um estado diferente em uma área suburbana porque lhe foi oferecido um ótimo cargo de gerente de vendas em uma concessionária de automóveis novos.
Você estava animado no início, mas então percebeu a verdade: os clientes não estavam chegando – e você não tinha ideia de como fazê-los entrar.
Novidades: uma concessionária de automóveis não é o tipo de negócio do tipo “se você construir, eles virão”. Sim, isso se aplica a alguns clientes, mas se você quiser um fluxo constante de clientes em potencial passando por sua porta, há muito mais trabalho a fazer.
Posicione sua concessionária de automóveis para o sucesso
A boa notícia é que existem toneladas de concessionárias de automóveis lucrativas em todo o país com as quais você pode aprender – não há necessidade de reinventar a roda.
Você já sabe o básico para administrar uma concessionária de automóveis, mas as empresas mais bem-sucedidas vão até o âmago para realmente entender seus mercados.
1. Explore seu mercado
Administrar uma concessionária de automóveis em uma cidade pequena do administrar em uma grande capital, por exemplo. São mercados completamente diferentes, então, se você não sabe nada sobre o seu mercado, é hora de descobrir.
Pesquise os dados demográficos em sua área e aprenda as temporadas de compra de carros em sua região.
Se você mora em uma área fria, por exemplo, pouco antes do inverno pode ser seu horário nobre para estocar caminhões e veículos com tração nas 4 rodas resistentes para uma grande venda.
2. Seja muito claro sobre suas metas de vendas atuais
Você pode dizer: “Meu negócio de concessionária de automóveis tem objetivos! Queremos ganhar mais dinheiro e vender mais carros! ” Isso não é suficiente.
Seus objetivos devem ser S.M.A.R.T: específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e baseados no tempo. Por exemplo, um S.M.A.R.T. objetivo poderia ser, “Entre 1 de maio a 31 de maio, aumentar o número de folhas de preenchimento concluídas em abril em 5%.”
3. Ser capaz de nomear as marcas e modelos mais populares que você vende
Você deve sempre saber quais marcas e modelos sua base de clientes está comprando, pois isso influenciará os carros que você decidir colocar em seu lote. Se você deseja mover todos os seus carros em 60 dias, é melhor ter o que as pessoas desejam.
4. Saiba quem está comprando na sua concessionária
Uma coisa é entender a demografia mais ampla do mercado em que sua concessionária de negócios de concessionária de automóveis está operando, mas você também precisa compreender totalmente quem é a maioria dos seus clientes.
As pessoas que estão comprando de você podem fornecer dicas sobre os tipos de veículos que você deve vender, os serviços que sua concessionária deve oferecer e como você deve direcionar esses grupos em seus esforços de marketing.