Só quem trabalha com o público sabe o quão importante é receber feedbacks, independentemente do ramo, serviço ou produto oferecido. E em um e-commerce não seria diferente.
Isso porque, saber o que os consumidores estão pensando – seja algo positivo ou não – ajuda a criar novas estratégias.
Sabendo disso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a receber feedback dos seus clientes e agir em cima disso. Confira.
1- Facilite o processo para ser dado o feedback
É necessário que seja algo fácil e rápido para o cliente deixar sua avaliação, caso contrário, ele não fará. A simplicidade aumenta significativamente as chances de ele deixar um feedback.
Se o consumidor tiver que preencher um cadastro enorme e demorado, provavelmente ele vai desistir do review que faria caso o processo fosse mais prático.
Por isso, não dificulte o processo e deixe bem visível a opção de deixar um comentário.
2- Seja mais pessoal
Não existe nada que aproxime mais a empresa do cliente do que criar e cultivar um relacionamento mais intimista.
Portanto, no site do seu e-commerce, no blog e nas redes sociais, busque se aproximar mais dos seus consumidores.
Independentemente de qual seja o tema do seu conteúdo, não se esqueça de adicionar um toque pessoal na mensagem, pois dessa forma, com certeza terá um retorno.
Muitos clientes podem acabar tendo muitas dúvidas com relação à compra, formas de pagamento, se podem utilizar pagbank cartão de crédito para negativado, Pix, pagamento no boleto, dentre outras coisas, então se disponibilizar para ajudá-los é extremamente importante.
3- Automatize e-mails pós compra
Muitas pessoas têm medo ou vergonha de irem atrás de uma resposta dos consumidores, mas a realidade é que essa questão precisa ser deixada de lado.
A imagem que os clientes têm de empresas que adotam essa estratégia, é de que realmente se importam com a satisfação do comprador.
Uma maneira extremamente útil e prática de pedir e garantir o feedback e avaliação dos seus serviços e produtos, é programar o envio de um e-mail pós-compra pedindo que o cliente conte sua experiência.
Desse modo, em um período após o fechamento da venda, os clientes irão receber uma mensagem pedindo para que compartilhem com a empresa o que acharam sobre o produto, quais opiniões gostaria de expressar a respeito da experiência de compra.
Neste e-mail, faça com ele seja o mais atrativo possível, adicionando o nome do cliente e com uma linguagem amigável.
Além disso, direcione o comprador para a área de feedbacks escolhida por você.
4- Tenha um site otimizado
As pessoas ainda fazem uso frequente dos computadores e notebooks, mas é um fato que os dispositivos móveis, hoje, são uma das peças chave se tratando do comércio eletrônico.
É por conta disso que, ao solicitar feedback dos clientes, sua loja precisa ser mobile friendly, na tradução livre: “amigável aos dispositivos móveis”. Isso significa que seu site e plataforma de avaliação precisam se adaptar aos dispositivos móveis, para que, ao estarem acessando a área de review através de um celular ou tablet, consigam deixar sua avaliação facilmente.