Já parou para analisar se no seu bairro existem escolas? Se há uma boa movimentação de estudantes pela região? Podem existir cursos de idioma, escolas específicas ou creches por perto também. Caso essas respostas sejam positivas, uma boa ideia para conseguir criar um negócio é através do transporte escolar.
O aluguel de vans pode ser uma ótima ideia nas regiões que tenham alta demanda, avaliando diversos fatores antes de chegar em uma decisão. Para começar, para exigir essa atividade há uma série de normativas que precisam ser cumpridas. Além disso, há exigências legais para que os automóveis possam transitar a partir de normas específicas.
Saiba se você gosta do negócio
Para começar, é importante já ter simpatia com o público, ou seja, crianças e adolescentes para poder investir no negócio. Não se esqueça de que por mais que os responsáveis sejam quem o contrate, o dia a dia vai ser marcado por uma relação que precisa ser cultivada com os estudantes. De vez em quando, podem haver conflitos por falta de disciplina, só um exemplo.
Caso você não seja uma pessoa que se sinta confortável com essas situações de comportamentos infantis e brigas, talvez não seja a melhor ideia para se trabalhar. Pense bem no que via ser necessário para poder investir nesse negócio. Outra ideia, então, é investir no transporte para faculdades.
O motorista de transporte precisa ter paciência, firmeza e liderança, algo que vai estar presente na sua rotina de trabalho todos os dias. Pais e responsáveis pelas crianças vão questionar a qualidade dos seus serviços.
O contratante vai querer avaliar como está tratando as crianças e eles vão dar um feedback bem sincero. Se não estiverem satisfeitos e com reclamações, a confiança no seu trabalho vai ser perdida.
Mercado e concorrência
Uma dica bem importante para abrir qualquer tipo de negócio é fazer um estudo de mercado e da região onde quer atuar. Por isso, o primeiro passo a ser tomado é conhecer a a concorrência e saber que serviços oferecem, procurando estratégias para já começar a estudar um serviço direcionado.
O objetivo é conseguir se tornar uma referência no mercado, assim, consulte os preços, saiba qual a faixa de horário dos outros. Além disso, estude a quantidade de alunos que são transportados todos os dias, veja se tem como oferecer algum tipo de atendimento personalizado. Também verifique como é realizado o contrato e quais as formas de pagamento mais utilizada.
Além disso, é muito importante analisar se existe uma demanda para esse tipo de serviço. Desse modo, vai conseguir traçar um plano de negócios que vai ser baseado nas informações reais e também vai conseguir realizar melhorias para atrair mais clientes.
Nas escolas comuns, há dois turnos para trabalhar para que você possa exercer a sua atividade, normalmente pela manhã e pela tarde. Isso quer dizer que quem for se dedicar a oferecer esse tipo de serviço vai ter a vantagem de ter maior flexibilidade de horários, conseguindo conciliar com outros trabalhos.