Infelizmente, pessoas que são ótimas em inventar coisas e têm alta criatividade, geralmente não têm fortes habilidades ou interesses interpessoais.
Há um alto nível de frustração das pessoas dessa categoria que desenvolveram pessoalmente ótimas soluções, mas não conseguem transformá-las em negócios. Eles não percebem que administrar um negócio requer relacionamentos.
O talento para construir relacionamentos efetivamente pode ser aprendido, como qualquer outra habilidade, mesmo se você for um introvertido. É preciso esforço e foco, assim como aprender outras habilidades necessárias para atingir os objetivos que você definiu.
Nos negócios, você precisa estabelecer relacionamentos com uma ampla gama de pessoas, incluindo investidores, colegas, funcionários e, claro, clientes de acompanhantes no brasil. Mesmo assim, é necessárias estratégias para construir uma relação melhor e obter sucesso. Confira as principais dicas:
1 – Crie novos relacionamentos diversificando suas redes.
Forçar-se a ir além das pessoas em seu círculo já de conhecidos, e aquelas que você conhece bem, a entrar em contato e cultivar um relacionamento real com pelo menos um fornecedor, um cliente e um concorrente. O próximo passo é procurar pessoas relevantes de organizações não relacionadas, como mídia e governo.
2 – Dê o quanto você espera obter de cada relacionamento.
Os relacionamentos eficazes nos negócios exigem reciprocidade – não um esforço unidirecional. Ofereça e forneça ajuda, conecte pessoas entre si ou compartilhe informações do setor ou do setor sem fins lucrativos.
Só então você sentirá satisfação e encontrará outras pessoas dispostas a responder quando precisar de ajuda.
3 – Gaste tempo de qualidade em relacionamentos importantes.
Gaste tempo com seus clientes mais importantes, seus funcionários mais produtivos e líderes que podem fazer a maior diferença para sua organização. Esses relacionamentos gerarão retornos no futuro imediato e no longo prazo. Evite a armadilha de discussões ociosas e construção do ego.
4 – Mantenha seu foco no cenário social e comercial local.
Preste atenção aos vínculos, lealdades e redes que caracterizam sua comunidade. Reconheça as normas, valores e preferências que moldam o comportamento das pessoas que você precisa.
Isso ajudará você a formar uma rede durável e eficaz que você possa maximizar para seus interesses comerciais.
5 – Aplique seu tempo, marca e recursos às principais questões sociais.
Crie um círculo eleitoral de relacionamentos com pessoas que compartilham crenças, interesses e ambições. A colaboração com eles na solução de problemas sociais compartilhados os transformará em defensores engajados de seus negócios e os tornarão seus aliados mais poderosos na construção de outros relacionamentos.
6 – Expanda, renove e reformule suas redes com frequência.
Cultive relacionamentos de pessoas críticas para sua organização com cuidado e frequência. Envie contatos cuja utilidade tenha diminuído ao longo do tempo em sua rede inativa.
Identifique regularmente novos relacionamentos que são vitais para o futuro dos seus negócios e defina estratégias para construir essas conexões.
Mais relacionamentos nem sempre são melhores. Os líderes empresariais de grande sucesso não têm necessariamente redes maiores. Seja seletivo em relação às associações que você forma, ouça com atenção as situações em que você pode agregar valor e obter valor e podar o resto.