Depois de configurar uma loja de comércio eletrônico, o próximo passo é, obviamente, se concentrar em impulsionar as vendas.
Os varejistas de comércio eletrônico de sucesso não apenas lançam e esperam que tudo corra bem – eles têm várias iniciativas de marketing ativas e funcionando que exibem suas lojas para novos públicos e, em última análise, impulsionam as vendas o tempo todo.
Se você tem poucas ideias para fazer sua primeira venda online, reunimos uma lista de dicas para usar o Telefone do Mercado Livre e conseguir fazer a sua venda por lá:
1 – Inicie um boletim informativo por e-mail
A coleta de endereços de e-mail para o seu boletim informativo permite que você mantenha contato com clientes em potencial ou anteriores em uma base contínua.
O ROI também é significativo: você tem 6 vezes mais probabilidade de receber um clique de um e-mail do que um Tweet.
Então, como você pode começar a coletar endereços de e-mail? Pense sobre:
- Incluindo um opt-in em seu site de comércio eletrônico
- Pedir aos clientes que aceitem durante o processo de checkout
- Usando um gerador de leads (como um cupom de 10% de desconto) para aqueles que se inscreverem
- Incluindo um link opt-in em sua assinatura de e-mail
Motive as pessoas a se inscreverem no seu boletim informativo: ofereça algum tipo de valor pela inscrição. Por exemplo, pode ser uma chance de ganhar um produto grátis todos os meses ou semanas.
Estas são apenas algumas maneiras de começar – mas à medida que sua lista de assinantes começa a crescer, você será capaz de se manter na memória dos compradores que acabam voltando para sua loja online repetidamente.
2 – Crie um blog
Um blog é um lugar para você não apenas promover novos produtos e compartilhar informações sobre vendas, mas pode ajudá-lo a construir um relacionamento com os clientes, dando ao seu público uma visão dos bastidores de sua operação online.
Mostre seus processos de envio de pedidos, fale sobre como você teve novas ideias para produtos e deixe que os clientes conheçam você como a pessoa por trás do negócio.
3 – Monte um Lookbook
Se você tem um produto físico associado a uma marca de estilo de vida (pense em roupas, acessórios, sapatos etc.), um lookbook que mostra seu produto em um contexto esteticamente agradável ajuda os compradores a imaginarem-se possuindo e usando seus produtos.
É um passo além da foto do produto padrão e dá aos compradores a oportunidade de ver seus produtos em ação também.
4 – Faça parceria com um influenciador
Pense em quem seu público procura para obter conselhos sobre o seu tipo de produto – é um blogueiro, um podcaster, uma agência de notícias ou algo / outra pessoa?
Descreva alguns parceiros em potencial e entre em contato para propor um concurso, brinde ou destaque de produto que pode levar sua loja online a um público novo e interessado.
Essa não é apenas uma forma de prova social que ajuda a validar suas ofertas online, mas também retira um pouco do discurso de vendas desagradável da equação de aquisição de clientes.
Basicamente, você está deixando outra pessoa cantar seus elogios – e essa é uma ótima maneira de fazer vendas online.