Você é uma pessoa que gosta de limpeza? Quer trabalhar com isso? Então você precisa saber o que é preciso fazer para entrar nesse ramo.
Esse é um dos setores que mais crescem todos os anos. Muitas empresas de limpeza começaram com um ou dois funcionários. Outras começaram com seu funcionamento em um ambiente residencial e só depois passaram para um endereço comercial.
Este artigo vai te ensinar o que você deve fazer para abrir a sua empresa de limpeza e faturar alto com ela.
Escolha entre residencial ou comercial
Antes de abrir a empresa de limpeza você precisa decidir sobre o segmento de seu negócio. Você quer trabalhar com limpeza residencial ou comercial? Você deve escolher um desses dois nichos.
Claro que se você quiser trabalhar atendendo essas duas áreas, nada impedirá você, mas quando você escolhe um único nicho, você consegue atender melhor seus clientes. Por exemplo, quando você decide trabalhar com limpeza residencial, você vai oferecer serviços gerais.
No que diz respeito a limpeza comercial você vai oferecer um serviço de zeladoria e limpezas especializadas.
Trace um plano de negócio
Traçar um plano de negócios é muito importante para quem está começando com algum empreendimento. É esse plano que vai tornar sua empresa bem-sucedida.
Para fazer esse planejamento você precisa primeiro pesquisar o mercado que pretende atuar, também deve analisar bem a sua concorrência e entender quais as necessidades dos clientes em potencial.
Nesse planejamento também deve está decisões como o administrador da empresa, a quantidade de funcionários, o local de funcionamento, o capital de investimento e muito mais.
Formalize sua empresa
Outra dica para você que deseja abrir uma empresa de limpeza é formalizar seu negócio. Para abrir um CNPJ para limpeza é preciso contratar os serviços de um contador. Algumas atividades podem ser registradas como MEI (Microempreendedor Individual). Para saber é só acessar o site oficial.
Mas se sua empresa vai atender residências ou empreendimentos corporativos, precisa ter o auxílio de um contador. Sua empresa formalizada, significa mais contratações de serviços.
Planeje os custos envolvidos
Você não pode só decidir abrir uma empresa de limpeza, você também precisa planejar os custos envolvidos. É preciso fazer um balanço de quanto em valores você vai precisar para iniciar o negócio.
Esse planejamento financeiro precisa ser feito contando com os lucros somente meses à frente. No início, é só investimento. Coloque em seu planejamento meses de salários, contas e compras com fornecedores.
Crie uma estratégia de marketing
Todo negócio precisa ter uma estratégia de marketing para poder dar certo. Ainda mais em um mundo tão competitivo como esse.
Por isso, contrate uma agência de marketing e publicidade para trabalhar os anúncios e propagandas de sua empresa. Além disso, inclua também o marketing digital, afinal de contas quem não está na internet não é visto.
Escolha o endereço da empresa
O endereço da empresa também deve ser escolhido com atenção. Escolha locais em que há movimentação. Deixe seu estabelecimento bem sinalizado para os serviços que você oferece. Você também pode optar por ter um endereço virtual, no entanto, precisa ter um local para guardar os materiais de trabalho.