Como montar uma loja de tecidos?

Já pensou em abrir uma loja de tecidos? Uma das industrias mais antigas do mundo, a indústria têxtil é um mercado que trouxe muitas novidades, tecnologias que aprimorou a qualidade dos seus produtos. As lojas de tecido hoje aparecem com o meio de acesso do consumidor as pequenas lojas de varejo.

Uma loja de tecido vai poder apresentar as principais tendências no mercado de tecidos, como cortiça em rolo, trazendo esse tipo de realidade ao mercado consumidor que também está procurando o mesmo objetivo. Para quem quer começar os negócios e pensou em montar uma loja de tecidos, confira algumas dicas.

Mercado de tecidos

A produção de tecidos no Brasil trouxe um volume bem grande de peças. Os artigos para os lares são os que apresentam um crescimento maior. Depois disso, podem ser percebidos os tecidos industriais e técnicos, com um bom número de produção. O setor confeccionista no Brasil também traz uma ótima movimentação de dinheiro, com preços médios de fábrica. Os tecidos mais básicos também são outro meio de trabalhar.

Plano de negócios

O plano de negócios é uma maneira do empreendedor conseguir ter uma visão maior do que a sua empresa pode fazer dentro do mercado que está inserida. Assim, é a hora de definir que tipos de serviços e produtos quer trabalhar. O plano de negócios vai servir para detalhar as questões financeiras, recursos humanos para que a empresa possa se desenvolver.

Para isso, é necessário ter em mãos todo o investimento a ser feito em materiais, pagamentos de funcionários, máquinas, equipamentos, entre outros. Tem que pesquisar qual é o público alvo que vai procurar os seus serviços, quem são os concorrentes.

Local

A localização é um dos pontos mais fortes a serem escolhidos para ter sucesso na sua loja de tecidos. É preciso realizar uma pesquisa sobre o mercado e os consumidores. Precisa considerar além disso, questões de acessibilidade, como se é possível estacionar perto, tem acesso a ônibus ou boa visibilidade. 

Colaboradores

Pode ser necessário contratar colaboradores, dependendo do tamanho e da necessidade do empreendimento. No começo, pode ser necessário ter um estoquista, vendedor, gerente, auxiliar de serviços gerais. Os esforços têm que ser concentrados na contratação de funcionários que apresentem experiência.

Equipamentos e estrutura

A estrutura para uma loja pode ser de 90 m², com uma possibilidade de ter uma expansão se o empreendimento for crescendo. É nesse local que o empreendedor tem que instalar a recepção, área de vendas, banheiros, estoques, gerência administrativa. Vai precisar de alguns equipamentos, como estantes, balcão de atendimento, prateleiras, mesa de corte. 

Divulgação

A divulgação, hoje em dia, é fundamental para conseguir tornar os seus serviços mais conhecidos para os clientes que quer arranjar. Dessa forma, tem que investir em marketing, concentrando o público-alvo escolhido a partir do plano de negócios.

O empreendedor pode usar os mais diversos meios para isso, utilizando meios digitais ou impressos. Atualmente, há diversas formas de investir em marketing, verificando mais uma vez, o público-alvo para poder definir melhor as estratégias.