Conheça hoje as estratégias de branding mais utilizadas no Japão!

Não é de hoje que algumas marcas japonesas chamam atenção do mundo inteiro. De olho no que esta nação faz, muitos estudam e pesquisam sobre estratégias de branding dos asiáticos.

Você também quer se espelhar nas estratégias de sucesso que os japoneses utilizam em seus negócios? Então confira algumas dicas importantes nesse artigo.

O que é branding?

Branding é um conjunto de estratégias elaboradas para o fortalecimento de uma marca, tornando-a conhecida entre o seu público-alvo. Todas as empresas precisam se preocupar com a construção de sua marca, pois muitos clientes, realizam suas compras a partir disso, considerando os valores e experiências que a empresa transmite.

As estratégias de branding envolvem desde a criação de uma identidade visual, a atendimento ao cliente. E nisso, os japoneses são especialistas.

Quais as estratégias de branding mais utilizadas no japão?

Por serem referência quando o assunto é branding, os japoneses têm muito a ensinar. Por este motivo, vamos ver algumas estratégias de branding que são mais utilizadas no Japão.

Eles definem seu posicionamento

A primeira coisa que fazem é definirem seu posicionamento. Nessa estratégia de branding, os japoneses fazem avaliações a partir das perguntas: “Como eu quero que minha empresa seja lembrada?”, “Quais sentimentos desejo que meu negócio cause aos consumidores?”, “O que diferencia meu negócio da concorrência?”.

Essa é uma parte importante desse processo, pois é por meio desta, que todas as outras estratégias serão criadas.

Eles prezam pela identidade visual

Outra coisa que faz parte da estratégia de branding dos japoneses é a prioridade que dão a identidade visual do negócio, utilizando cores, logotipo e tipografia bem singulares.

Você já deve ter notado que em todos os seus materiais de comunicação visual, estão registrados a personalidade dos japoneses. Por exemplo, as cores predominantes nas marcas japonesas são o branco, vermelho e preto.

Para copiar essa estratégia, faça uma pesquisa profunda sobre elementos gráficos e busque entender o que atrai o seu cliente.

Eles investem na equipe de trabalho

Outra coisa que os japoneses fazem é investir na equipe de trabalho, pois desta forma, os funcionários poderão passar para os clientes durante as atividades, os valores e essências da marca.

Essa estratégia é ainda mais importante para aqueles funcionários que trabalham diretamente com o público, no atendimento.  

Eles estão presentes onde os consumidores estão

As empresas japonesas também ficam atentas para estarem presentes onde os consumidores estão. Por exemplo, as empresas estão presentes em todas as principais redes sociais da atualidade, especialmente Mobage, Twitter, Facebook, Line e Gree.

Eles mantêm a linguagem nos canais de contato

Também utilizam a mesma linguagem em seus principais meios de comunicação. Da mesma forma como atender um cliente em suas empresas, atendem nos canais de contato.

Eles recorrem a profissionais especializados

Além de todas essas estratégias, os japoneses recorrem sempre a profissionais que possam agregar valor e conhecimento. Por exemplo, as grandes marcas japonesas contam com a ajuda da Consultoria Google Ads, gestores de tráfego, agências de marketing digital e muito mais.

Os empreendedores japoneses sabem que o conhecimento de outros, quando bem aplicados, pode valorizar muito a sua marca e ajudar na sua construção, rumo ao sucesso.