Descubra aqui como os liquidificadores e mixers são utilizados no Japão!

Quando falamos sobre produtos novos e tecnológicos, logo pensamos que a criação veio do Japão, afinal este é um país conhecido por seu alto desenvolvimento. Mas quando o assunto é tecnologia aplicada na cozinha japonesa, a história é outra.

Hoje vamos falar especificamente dos liquidificadores e mixers na cozinha japonesa. Será que essa nação tem o hábito de utilizar esses eletroportáteis em suas casas?

Liquidificadores e mixers no Japão

Antes de tudo, é preciso dizer que as principais lojas que vendem eletrodomésticos no Japão, possuem liquidificadores e mixers em seu catálogo de produtos. Eles são de várias marcas, tanto estrangeiras, como de fabricação própria e possuem vários modelos.

No entanto, a referência de liquidificador no Japão é bem diferente do que conhecemos. Por exemplo, nesse país asiático o mixer é chamado de burendaa, derivado da palavra inglês blender, que significa liquidificador.

Já o liquidificador é chamado de mikissaa. O interessante é que em diversos lugares no mundo todo, esse termo é usado para se referir ao mixer, mas não no Japão. Não apenas esses dois eletroportáteis, mas a grande maioria possuem nomes vindos da língua inglesa.

Como são utilizados?

No geral, esses eletroportáteis são utilizados da mesma forma que utilizamos aqui no Brasil. Eles ajudam na hora de preparar alguns alimentos específicos como papas, purês, vitaminas, milk-shakes e outros.  

Quais as tendências neste segmento?

Os japoneses possuem um modelo de liquidificador que pode ser tendência nesse segmento. Esse eletroportátil geralmente é pequeno, alguns possuem copos de 250ml e todos que são fabricados no país, não ultrapassam os 800ml.

Além disso, eles possuem liquidificadores portáteis, que são pequenos e podem ser transportados para qualquer lugar. Ideal para sucos e vitaminas.

Marcas mais conhecidas no Japão

Existem marcas que fazem muito sucesso no Japão, algumas são bem conhecidas aqui no Brasil, como por exemplo, a Panasonic. As marcas mais comuns nesse país asiático são: Tescom, Iwatani, Vitalie, Yamazen e Hitachi.

Algumas marcas europeias também podem ser encontradas nas prateleiras japonesas, por exemplo, a Tefal que é uma marca francesa, DeLongui que é da Itália e Braun da Alemanha. Além delas também tem a marca coreana Hanssem e a marca Ferrano de Singapura.  

Quantos japoneses utilizam esses eletroportáteis?

No entanto, embora o mercado japonês tenha diversos tipos de liquidificadores e mixers, poucos japoneses utilizam esses eletroportáteis. A verdade é que para cada vinte e cinco pessoas, apenas dez têm um desses itens em suas casas e somente cinco pessoas de fato utilizam o produto.

O motivo para tantos japoneses não terem ou não utilizarem o liquidificador em casa é que, por terem a vida corrida, a maioria prefere fazer suas refeições fora. Outros dizem não ter espaço para guardar um liquidificador.

Alguns preferem ter um mixer, por causa do pouco espaço que precisam para guardá-lo e também pela praticidade. Aqueles que possuem um liquidificador em casa, geralmente são porque tem idosos ou crianças no ambiente, mas deixam de usá-lo anos depois, quando as crianças crescem ou quando os idoso falecem.

No entanto, uma pequena minoria de japoneses utiliza com frequência esses eletroportáteis, que são os praticantes de esportes. Eles o utilizam para preparar bebidas rápidas e energéticas.