Uma série de inovações ecologicamente corretas promissoras que saíram da feira anual de tecnologia para o consumidor, ou seja, da Consumer Eletronics Show (CES).
Continue lendo para um rápido resumo das inovações e produtos sustentáveis que se destacaram na feira criados por startup sustentável. Confira os destaques:
1. Sistema de reciclagem de água residencial Hydraloop
Vencedor do prêmio Best of Innovation da CES na categoria de Sustentabilidade, Eco-Design e Energia Inteligente, o sistema Hydraloop é incrível.
Limpa e desinfeta a água cinza do banho e da máquina de lavar que pode ser reutilizada para dar descarga em vasos sanitários, encher piscinas ou reutilizar em máquinas de lavar.
Hydraloop diz que pode ajudar a reduzir o consumo de água em casa em 45 por cento.
Hydraloop recicla e filtra a água por meio de um processo de seis etapas que inclui sedimentação, flotação por ar dissolvido e desinfecção por luz ultravioleta.
O sistema também é altamente personalizável, com os usuários capazes de priorizar quando e para que finalidade a água reciclada é usada por meio de um aplicativo.
2. Embalagem sustentável ‘Box’ para comércio eletrônico
A startup francesa de embalagens reutilizáveis LivingPackets fez parceria com a E Ink, o maior fornecedor mundial de monitores ePaper, para criar a THE BOX – uma solução de embalagem sustentável e reutilizável projetada para substituir as caixas de papelão.
Pode ser reutilizado até 1.000 vezes e está equipado com um visor E Ink que substitui as etiquetas de endereço impressas.
3. Ar condicionado limpo e silencioso
HomeCool da OxiCool visa fornecer ar-condicionado limpo e silencioso para residências usando água como refrigerante, em vez dos refrigerantes comumente usados que prejudicam o meio ambiente.
A empresa afirma ser a primeira a descobrir como usar a água como refrigerante em uma capacidade não congelante.
Sua tecnologia utiliza peneiras moleculares em unidades seladas a vácuo feitas de aço inoxidável.
4. Sistema de cuidado capilar baseado em precisão da Reduit
A Reduit afirma que seu Reduit One é o primeiro sistema de tratamento de cabelo de precisão do mundo.
A empresa suíça afirma que sua tecnologia de difusão ultrassônica permite que seu novo Hairpod disperse gotículas 50 vezes menores do que as aplicações tradicionais de névoa, criando uma fórmula altamente concentrada.
Ao otimizar a entrega de ingredientes ativos, o desperdício de produto é minimizado.
5. Planos para cidade inteligente movida a hidrogênio
A Toyota anunciou planos para um protótipo de 175 acres de uma cidade inteligente movida a hidrogênio perto do Monte. Fuji.
Sua “Cidade Tecida” contará com veículos autônomos, entregas subterrâneas e robôs domésticos.
A cidade será construída em uma extensa grade de caminhos que separarão o tráfego em caminhos individuais para os tipos de pods de mobilidade autodirigidos, scooters elétricos e outros dispositivos de mobilidade de média velocidade e pedestres.
A construção está prevista para começar em 2021.
6. Carne de porco e salsicha
A popular empresa de alimentos à base de vegetais, Impossible Foods, está promovendo sua agenda sustentável com dois novos produtos: Carne de Porco de Plantas e Linguiça Impossível de Plantas.
A empresa diz que todos os edifícios, estradas e superfícies pavimentadas no mundo ocupam menos de 1% da superfície terrestre da Terra, enquanto 45% é usado atualmente para pastagem e cultivo de alimentos para o gado.
De acordo com MarketWatch.com, a empresa também está trabalhando em substitutos à base de plantas para cordeiro, cabra, peixe e laticínios.