Modalidade de Ganho de capital 500% acima do investimento de CDB

Já existem muitas pessoas que se preocupam com o ganho de capital, já que costumam investir em uma caderneta de poupança, justificando as suas aplicações por querem ter isenção no Imposto de Renda. Boa parte dessas pessoas que estão poupando, acabam esquecendo que as aplicações mais rentáveis também são isentas de IR>

Existem alguns casos de investimentos melhores, como o caso do Certificados de Recebíveis do Imobiliários (CRI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), além das debentures incentivadas.

Modalidade de Ganho de Capital

Modalidade de Ganho de capital 500% acima do investimento de CDB (foto: internet)
Modalidade de Ganho de capital 500% acima do investimento de CDB (foto: internet)

Uma das modalidades de investimentos que podem ser utilizadas para ganho de capital é a LCI, que é uma modalidade de investimento com uma renda fixa lastreada com créditos do setor imobiliários. Sem ter Imposto de Renda, ela precisa que o resgate seja realizado no vencimento e ainda tem uma cobertura do Fundo Garantir de Créditos com até R$ 250 mil por CPF e também instituição financeira.

Outra modalidade também é o LCA que são os investimentos de renda fixa. A principal diferença para a modalidade anterior é que no lugar do banco usar os recursos captados para aplicar no segmento imobiliário, ele vai usar para o agronegócio. Apresenta também uma cobertura do FGC para até R$ 250 mil. Com as aplicações sendo de médio a longo prazo, o investidor precisa saber que pode demorar para chegar o vencimento dos seus títulos.

O CRI também faz parte do ganho de capital, com lastreados em imóveis e que são emitidos por companhia securitizados. Isento de Imposto de Renda, pode ser resgatado apenas na data de vencimento. Não apresenta cobertura do FGC, por isso, é importante contar com o rating.

Como calcular o meu ganho de capital?

Quando se percebe que houve ganho de capital em alguma operação que foi realizada, o contribuinte precisa prestar atenção nas obrigações que tem junto ao fisco, pois a operação vai render algo. Por isso, pode ser necessário formalizar essa operação no imposto de renda, mas também na hora do recolhimento.

Cada tipo de investimento vai apresentar uma legislação diferente, pois quando se realiza a venda de algum tipo de imóvel, ou móvel, há a possibilidade de ter que registrar um ganho de capital. O valor do ganho de capital é sempre aquele que vai ser maior do que foi utilizado na hora da compra.

Assim, com diversos tipos de investimentos que fazem uso da necessidade de colocar no imposto de renda, as vezes é mais interessante ter que escolher aqueles que não precisa declarar e que são isentos, mas que ainda contam com boas taxas de rentabilidade, apresentando boas garantias para ganho de capital.

Como os exemplos já citados acima, ainda existem outros que podem ser pesquisados, demonstrando que existem alguns que podem se encaixar melhor no quanto se deseja receber de investimento de volta, calculando para cada tipo de perfil de investimentos, com bons rendimentos sendo esperados para cada um.