Uma tendência forte de empreendedorismo nos últimos anos no Brasil são os food trucks, equipamentos adaptados para vender alimentos prontos para refeições rápidas.
É um modelo de negócio que tende a fazer muito sucesso entre os brasileiros, pois vai ao encontro de um hábito próprio nosso, em todas as regiões e cidades, de alimentar-se ao ar livre, especialmente nos dias mais quentes. Uma versão moderna de uma tradição dos carros de lanches, porém com uma sofisticação muito maior.
Porém, vender alimentos em um food truck é também complexo, pelas características de funcionamento e o desafio de escolha dos produtos que serão vendidos, as regiões com potencial para a venda e o atendimento aos requerimentos legais.
Na questão de implantação de um food truck, também é preciso atenção aos itens obrigatórios para aparelhamento do veículo, criação da infraestrutura necessária e a comunicação visual, que é um item essencial neste negócio.
Você está pensando em investir em um Food Truck? Então veja essas X coisas que você precisa ter!
Food Truck: o que precisamos saber antes de investir!
Este negócio pode ser extremamente lucrativo se percebermos algumas nuances que tornam ele mais complexo até mesmo do que pequenos comércios de alimentação.
Food Truck não é uma moda
Diferentemente das ondas que surgem de tempos em tempos – como as iogurterias, as paletas mexicanas e outros – os food trucks são uma atividade que deve visar a permanência no mercado como uma lanchonete sobre rodas. Esta será a chave do sucesso, pois você poderá buscar um público cativo com produtos mais próximos da realidade dele.
Food Truck não é um restaurante
Uma tendência de muitos investidores neste negócio, após uma fase de sucesso, é diversificar bastante a linha de produtos e criar uma estrutura de comida pronta por mais tempo e um ar de restaurante. Pode ser um adicional de investimento com alto risco de perda.
O público deste serviço procura refeições simples, rápidas de fazer e prontas para ser consumidas no local ou em casa. Esta rotatividade, além de ser a marca do negócio, é também a forma como os consumidores gostam de se relacionar.
Entender o público do Food Truck é fundamental
É importante conhecer as características do público onde o food truck vai estar, se os produtos e o serviço são adequados a ele. Um dados importante é o caráter intimista que deve existir na relação do dono do negócio com seus clientes, um traço que é tipicamente brasileiro e a informalidade do food truck favorece muito isso.
O conhecimento do perfil do público também ajuda a pensar na diversificação dos produtos, ou tendo um leque de opções onde algumas sejam as mais aceitas.
Food Truck: o que precisamos ter para o sucesso!
O investimento na estrutura de um food truck é bastante específico e exige cuidados com licenciamentos da Anvisa e da prefeitura.
Sobre os equipamentos, podemos destacar:
- Instalações hidráulica, elétrica e de gás: Esses itens são fundamentais e não pode haver economia em qualidade de materiais e serviço de instalação, pois o negócio dependerá constantemente delas.
- Cozinha industrial: balcão de aço, forno e fogão, micro-ondas e coifa.
- Coletor de detritos.
- Gerador de energia: este item é fundamental em um food truck, pela necessidade de produzir energia continuamente para o funcionamento de todos os equipamentos. Os modelos para esta aplicação são muitos, de marcas e capacidades. Adquirir um gerador pode ser um investimento alto no início do negócio, por isso a melhor solução seria a locação de geradores Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender as principais questões sobre o negócio de Food Trucks.
Sucesso!