O Japão é um país rico em belezas naturais com suas muitas vegetações e muitos rios. Porém, era um país castigado pelas enchentes.
Durante o período de um ano, várias enchentes ocorreram na cidade de Tóquio e outras, causando muitos problemas e transtornos para toda a população, que não é pequena. Mas como isso podia acontecer com um país tão tecnológico e desenvolvido?
Um sistema foi desenvolvido para acabar de vez com os problemas das enchentes no Japão. Esse problema não afeta mais os japoneses e ainda atrai milhares de visitantes, devido a sua grandeza.
Saiba hoje como funciona o sistema contra enchentes do Japão.
Sistema contra enchentes no Japão
Muitos japoneses utilizavam os serviços de desentupidora para evitar que durante o período de chuva, houvesse algum tipo de enchentes. Mas quando o período mais chuvoso do ano atingia o Japão, era impossível impedir que tais transtornos ocorressem.
Com isso foi criado um sistema contra enchentes que realmente é muito eficiente e funciona perfeitamente para evitar esse tipo de ocorrência. Como Tóquio é uma cidade que fica sob muitos rios e canais, foi preciso desenvolver um sistema que escoasse as águas de chuva de maneira segura.
Como funciona o sistema contra enchentes no Japão?
O sistema contra enchentes no Japão é o maior projeto de escoamento de água do mundo. Parecido com um abrigo antiaéreo, ele possui cinco tanques que são interligados por tubos que têm mais de seis quilômetros de comprimento.
Esses tanques recebem as águas dos rios quando estão cheios, somente depois de um período de dez horas, o sistema começa a bombear essa água para o rio Edo, que não tem risco de transbordamento. Nesse meio tempo, tem uma parte do sistema que lembra uma catedral, que também recebe a água dos tanques, para controlar o fluxo de água entre eles e o rio.
A tal catedral possui 177 metros de comprimento, além de 18 metros de altura, o que equivale a um edifício de 6 andares. É um grande complexo de quase 6,4 km de túneis subterrâneos, com pilares de até cinco mil toneladas.
Qual a capacidade desse sistema?
A capacidade desse sistema é de nada mais, nada menos que 670 mil toneladas. Isso significa que é preciso aproximadamente de 10 horas de chuvas intensas para o sistema começar a bombear a água para o rio Edo. Cada reservatório utilizado nesse sistema tem aproximadamente 77 metros de profundidade.
Qual o valor do investimento e quanto tempo levou para ficar pronto?
O valor investido nesse sistema grandioso contra alagamentos e enchentes no Japão foi um pouco mais de 3 bilhões de dólares. Tido como o maior canal subterrâneo contra enchentes do mundo, essa obra durou mais de dezessete anos para ficar pronta.
O início da obra foi no ano de 1992 e só ficou pronta em 2009. De lá para cá nunca mais houve alagamentos e enchentes na cidade de Tóquio e região.
Por que o Templo Subterrâneo virou atração turística?
Virou atração turística devido a sua grandiosidade, além do mais, o Templo Subterrâneo, como ficou conhecido, possui uma arquitetura imponente.