As empresas de hoje buscam a todo momento produzir mais e gastar menos. Otimizar o tempo e o espaço são alguns detalhes que fazem diferença na hora de colocar na balança a produtividade de sua empresa.
Para que a sua receita seja realmente satisfatória, também é preciso colocar na ponta do lápis toda despesa e investimento feito, de forma a avaliar onde é possível desenvolver um trabalho mais qualificado e que te traga excelentes resultados.
Pensando em como melhorar o rendimento do seu empreendimento, a qualidade do atendimento e a efetividade do serviço, pontuamos algumas coisas que podem melhorar a produtividade de sua empresa
Planejamento
O processo de planejamento é fundamental no momento de pontuar o que você quer de retorno do seu negócio. É ele que irá direcionar cada passo que pretende dar para alcançar o sucesso.
O ato de planejar passar por todos os processo de sua linha de produção, serviço e/ou atendimento. Ele vai desde a implantação e controle de fluxo da mercadoria, até as informações relevantes para os colaboradores e para o consumidor final.
Por isso busque pontuar cada passo dado pela sua empresa, na qualidade do serviços, na motivação dos colaboradores, no atendimento e no pós-venda.
Logística
Preocupar-se com o controle de materiais, armazenamento do produto e sua entrega também contempla o pacote de excelência do produto. E isso está integrado a uma coisa muito atual, chamada de Logística.
Quem está envolvido no processo de logística, sabe que deve estar atento ao fornecedor, à manufatura, ao armazenamento, à distribuição e ao consumidor final.
É uma estratégia que tem como objetivo a diminuição do tempo entre compra de insumos, produção e entrega ao cliente final, de forma a ter o menor custo possível e uma grande qualidade.
E para manter a qualidade quando se trabalha em larga escala, com uma linha de produção consideravelmente alta, é imprescindível preocupar-se com o armazenamento de seus produtos, para que sua qualidade seja mantida de forma intacta.
Uma dica valiosa nesse caso é usar um transpalete, para evitar o contato direto com o chão e garantir a durabilidade de seu produto.
Comunicação interna
Desenvolver a comunicação interna de uma empresa pode parecer uma coisa óbvia, mas muitos gestores deixam a desejar nesse quesito.
Sempre tem os que acreditam que é algo que possa ficar em segundo plano e depois ficam perdidos, sem entender porque o cliente reclamou ou o que é que deu errado dentro de um plano de negócios tão bem planejado
Quando se define uma canal de comunicação que passe por todos os colaboradores de uma empresa, fica nítido a assertividade das atividades a serem executadas. Até o clima do ambiente de trabalho melhora.
Isso porque você está permitindo que todas as informações sejam alinhadas, passando por todos os setores. Essa comunicação pode ser dada via e-mail, murais internos, jornais institucionais, rede social corporativa, dentre outras formas.
Possibilitar que a comunicação aconteça dentro da empresa motiva a participação dos funcionários no crescimento da empresa e facilitar o feedback entre gestores e colaboradores.
Aproveite essas dicas para aplicá-las no dia-a-dia dos seus negócios e fazê-los prosperar cada vez mais. Lembre-se que a excelência de um negócio não é nenhum esforço quando se torna um hábito praticado constantemente.