O Japão é um país referência em inovação e tecnologia, e suas técnicas de marketing estratégico são conhecidas por sua eficácia e originalidade. Essas técnicas são estudadas e replicadas em todo o mundo, e o Brasil não é exceção.
Com o crescente mercado de consumo brasileiro, é importante estar atualizado sobre as práticas mais utilizadas no mercado japonês para adaptá-las às nossas necessidades e realidade. Neste artigo, vamos explorar as técnicas de marketing estratégico mais utilizadas no Japão. Veja!
1. Comunicação visual exagerada
No Japão, a cultura de reunir informações em um só lugar se estende desde a página inicial do site até os anúncios impressos e outdoors pelas ruas.
Diferentemente do que acontece em muitos outros lugares do mundo, onde a simplicidade e a objetividade são muito valorizadas, no Japão é comum encontrar uma grande quantidade de informações dispostas de maneira clara e organizada. Esse excesso de informação nas ruas e nos prédios é uma característica marcante da cultura japonesa, que pode dar a sensação de estar em um filme futurista.
No Brasil, por exemplo, vemos, normalmente, marketing minimalista pelas ruas, contratação de Empresa De Panfletagem Em Campinas, marketing digital etc.
Porém, mesmo com a quantidade de informações disponíveis, os japoneses conseguem manter a clareza e a eficácia em suas mensagens. Esse é um exemplo de técnica de marketing estratégico que pode ser replicada em outros países, incluindo o Brasil, para aumentar a efetividade das campanhas de comunicação.
2. Soft Power
Soft Power, ou poder brando, foi criado pelo cientista político estadunidense Joseph Nye no final dos anos 1980. O governo japonês adotou o termo “Cool Japan (クールジャパン Kūru Japan)”, que busca revitalizar a imagem do país pela disseminação da cultura japonesa.
Enquanto o Hard Power busca impor a vontade por meio da demonstração de força militar ou econômica, o Soft Power busca influenciar de maneira indireta, moldando os desejos alheios por meio da divulgação de sua cultura, valores ou política. Esse conceito tem sido utilizado por muitos países, como a Coreia do Sul, que investe em música e audiovisual, e os Estados Unidos, que disseminam sua cultura popular através de inúmeros filmes, séries e músicas.
Durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio em 2016, o Brasil foi exposto a essa estratégia de Soft Power em ação, com a presença de personagens populares do Japão, como Pac-Man e Hello Kitty, além da memorável entrada do então Primeiro Ministro Shinzo Abe caracterizado como Super Mario.
3. Avatares
No Japão, os avatares são frequentemente utilizados como representantes de empresas e negócios. Eles desempenham um papel semelhante ao de um logo ou slogan de uma marca, e são uma estratégia de marketing altamente eficaz. Embora possam parecer uma tática antiquada, os avatares ainda são amplamente utilizados no país e chamam a atenção de milhares de pessoas.
Os avatares são frequentemente escolhidos para representar empresas que oferecem produtos ou serviços específicos, e geralmente têm aparência e personalidade que refletem a marca. Eles podem ser animais, personagens fictícios ou pessoas e, muitas vezes, interagem com o público em eventos promocionais ou online.
A popularidade dos avatares no Japão se deve em parte ao fato de que eles ajudam a humanizar as empresas e torná-las mais acessíveis para o público. Isso cria um senso de proximidade e empatia entre a marca e seus clientes em potencial, ajudando a criar uma base de fãs dedicados.
5. Redes sociais
No Japão, as redes sociais são amplamente utilizadas como ferramentas de marketing para atrair o público-alvo de um determinado negócio. Devido ao fato de o país possuir uma das maiores populações territoriais e uma alta tecnologia, os japoneses passam muitas horas conectados, tornando as mídias sociais uma importante fonte de exposição para empresas.
Para muitos japoneses, a presença nas redes sociais é tão importante quanto ter um site ou um endereço físico. É comum que as empresas utilizem essas plataformas para interagir com os clientes, promover seus produtos ou serviços, e construir uma imagem positiva para a marca.